Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

coitadinhodocrocodilo



Quarta-feira, 14.08.13

O incitador de consumo

Farto-me de ouvir que os bancos criam produtos que incitam ao consumo, que a Deco anda de cabelos em pé, que os créditos levam ao sobreendividamento, numa época em que as pessoas deviam conter-se e poupar.

Ora, nesta época já muita gentinha não consegue poupar, porque nem sequer tem para o essencial. Os bancos criam produtos que servem uns e não outros. Por algum motivo é: uns podem pagar, os outros não. E os bancos não incitam mais ao endividamento do que McDonald’s incita ao consumo de fastfood e não vejo ninguém a espumar-se. Parece-me lógico que uma casa de armas não incita necessariamente ao homicídio, apenas se estivermos para aí virados. Não mais como uma loja que venda cordas incita ao enforcamento.

Não querendo defender os bancos e quem lá trabalha (porque não me podia estar a borrifar mais para eles), se as pessoas não têm informação, procurem-na. Se as pessoas não podem pagar, não gastem. Os nossos erros não são provocados por terceiros, há que assumir culpas e enganos. As pessoas têm muita dificuldade em assumir que tomam decisões conscientes e nalgum momento oportunas. É sempre mais fácil pôr as culpas em alguém. É assim desde que somos crianças. A essas, exigimos que sejam verdadeiras. Depois, crescemos e vem a amnésia.

Autoria e outros dados (tags, etc)

Tags:

por coitadinhodocrocodilo às 12:02


1 comentário

De Carlos a 14.08.2013 às 12:11

Tudo muito certo, mas a capacidade de tomar decisões conscientes e informadas cabe a apenas uma minoria, não nos iludamos. A questão é que certos produtos, como este de empréstimos para rendas de casa não são mais que predação dos fracos e desesperados. Quantas pessoas ao se verem incapazes de pagar a renda pontualmente (pensam elas, porque nestas coisas, o pontual é uma ilusão e rapidamente se torna sistemático) acham que o banco é a solução?...

Facto: Bancos e escritórios de advogados são geridos por gajos que dormem em caixões durante o dia.

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor



Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Agosto 2013

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031