Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

coitadinhodocrocodilo



Terça-feira, 17.12.13

Tau-tau psicológico

Já não falta muito para ficar sem subsídio de desemprego e a esperança de encontrar um trabalho que, simultaneamente, me sustente, me dê prazer e seja minimamente compatível com o horário das crianças, é quase nula.

Hoje fui a uma sessão de esclarecimento sobre formações do IEFP, daquelas para fazer número e justificar o maravilhoso ordenado das doutoras que por lá se passeiam. Não apareceram.  É a triste realidade: mandam-me uma carta a dizer que a não comparência dá direito a um tau-tau e à retirada do subsídio, mas as senhoras podem faltar sem consequências. E ainda perguntam porque é que o país chegou onde chegou.

Acabámos por ser atendidos por alguém que claramente não estava habituado a fazer duas coisas ao mesmo tempo (até porque era homem!) e muito menos a lidar com o drama de gente - escolhidos (pareceu-me) segundo o critério das habilitações – que ganhava bem e agora vê-se confrontada com a geração 600.

A maioria eram mulheres, mais de metade em casa com filhos com menos de 2 anos. Uma delas ousou mesmo levar a criatura de seis meses para a sessão. Quem já teve que falar para uma plateia, ao som de gugu-dádás?

Aprendemos que devemos estar disponíveis para ter formação das 8 da manhã às 8 da noite. Se temos carro, boleia, transportes compatíveis, escolas abertas de madrugada, pouco importa.

Alguém me perguntou um dia, e hoje voltei a cheirar a insinuação no ar,: “A criancinha não tem avós?!”. Até tem, mas não são eles que têm a obrigação de assegurar a sua entrega e recolha no depósito de bebés.

É por estas e por outras que hoje em dia temos filhos quase com idade para sermos avós e que a taxa de natalidade faz vôos picados. Daqui a 15 anos, vamos começar a pagar a factura.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

por coitadinhodocrocodilo às 12:49



Mais sobre mim

foto do autor



Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Dezembro 2013

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031