Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

coitadinhodocrocodilo



Sábado, 12.01.13

A essência da vida

É natural que as nossas vidas e os nossos humores tenham altos e baixos. Parece que temos um trampolim debaixo dos pés, que nos impele para o alto, onde permanecemos o maior tempo possível. Quando descemos, por vezes ao fundo, tomamos novamente balanço para voltar a ver a vida ao nível que ela merece.

As minhas descidas não duram muito tempo: uma hora, uma tarde. Há anos que descobri o antídoto para estas transformações de humor. Os cães e as crianças mudaram-me a vida, a visão do mundo e o sentido das minhas decisões. Há nove anos, acordava mal disposta, chegava ao trabalho sem um bom dia e ai de quem me dirigisse a palavra. Odiava manhãs. Até que adoptei um cão e aprendi com ele que acordar alegre e a sorrir não mata, pelo contrário, dá-nos anos de vida. Em apenas alguns meses, um cão conseguia uma mudança que nenhum ser humano tinha alcançado.

Um ano depois, uma experiência de voluntariado com crianças – quando ainda não estava na moda e não interessava para o curriculum – fez-me pensar na morte, no sentido da vida e na capacidade humana de nos auto-curarmos. Girei 180 graus no sentido da minha existência, criei anticorpos à tristeza, imunidade ao snobismo e raiva à injustiça. O mundo só faz sentido se pensarmos para além do nosso umbigo.

Mudar o mundo não é conseguir erradicar a fome e dar liberdade a todos os seres. Mudar o mundo é direccionarmos a nossa vontade e disponibilidade para um ser, mudar o curso da sua vida, melhorarmos a qualidade da sua existência, marcarmos a mente e o percurso de alguém. Um só alguém. Se toda a gente fizer isso a "um só alguém", o mundo já mudou.

O mundo mudou quando um homem jurou lealdade ao seu melhor amigo. O mundo mudou quando alguém contou a história de Mário da Guia e o seu Tom. E o caminho desta gente delineou-se quando alguém se lembrou que mudar o mundo é essência da nossa vida.

Autoria e outros dados (tags, etc)

Tags:

por coitadinhodocrocodilo às 10:10



Mais sobre mim

foto do autor



Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Janeiro 2013

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031