Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

coitadinhodocrocodilo



Terça-feira, 21.05.13

O sufoco da classe média

Para a classe média (porque menor ou quase inexistente, ela ainda sobrevive), diminuir despesas de forma quase imediata é a tarefa mais árdua que existe. Durante alguns anos, trabalhei com famílias em situação de sobreendividamento e, para mim, era fácil dar conselhos sobre poupança e cortes que pareciam inevitáveis. Um dia parei. No dia em que uma mãe me disse que não arranjava os seus dentes para dar ao filho, bom aluno (apesar da carência e do pai alcoólico), o único luxo que lhe podia dar: tv por cabo e, de em vez em quando, um happy meal.

Foi a primeira e única vez na minha vida profissional que chorei ao telefone. A nossa vida muda assim, em segundos, e, muitas vezes, em consequência de gestos e pensamentos de pessoas que mal conhecemos. Eu já tinha um filho na altura, bebé, alheio à televisão, mas imaginei-me a ter que adiar o meu sonho todos os meses para poder dar ao único filho uma coisa, aparentemente, simples, mas que o faz tão feliz.

Hoje em dia, esta situação é tão ou mais frequente quanto é repetida a palavra “troika” no nosso dia-a-dia. A classe média divide-se em sonhos por concretizar e realidades ajustadas e multiplica-se em dívidas e revoltas por falta de opções. Não existem ajudas sociais para a classe média, à excepção do subsídio de desemprego, que ainda é para todos.

Ter internet ou telemóvel deixou de ser um luxo para ser uma necessidade, sem a qual ninguém nos contacta. Também não há escolas, nem creches mais baratas. Para quem não sabe, um desempregado não tem prioridade em escolas IPSS. Para o Estado, quem está em casa pode ficar a tomar dos filhos. Depois admiram-se que haja famílias inteiras desempregadas a viver do RSI. Agora - só agora - percebo porquê.

Sobra-nos a solidariedade, o apoio da família e das poucas instituições que não despedem e ainda ajudam.

Autoria e outros dados (tags, etc)

por coitadinhodocrocodilo às 14:25



Mais sobre mim

foto do autor



Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Maio 2013

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031